terça-feira, 29 de setembro de 2009

Racismo Contemporâneo. Uma só raça.



“Fala ae negão!” “Fala ae macaco!” Para muitos essa não seria uma saudação adequada para com um negro ou qualquer outra pessoa. Eu discordo. Prefiro ser saudado assim a ser chamado de burro, girafa, rato branco, ou qualquer outro animal menos inteligente que o nosso amigo primata. A inteligência do nosso amigo símio é de fato impressionante, o que me faz preferir ser chamado de macaco a burro, seria até um elogia e não me ofenderia como ser chamado de girafa pela minha altura.

Quando chamamos um amigo negro de macaco, na maioria das vezes é uma brincadeira entre amigos. Se isso ficar entre amigos é ótimo, o problema é quando os “POCOR” (politicamente corretos opositores ao racismo) ouvem. Pois já lhe chamam de racista e arranjam moral de não sei onde, para lhe dar uma lição moral. Esses “POCOR” são os neorracistas. Eles definem cada cor como uma raça, ou seja, caucasianos, raça branca; afrodescendente, raça negra; etc... Isso é racismo. Definir raças é racismo. Dizer que não se deve chamar um negro de preto, pois é racismo é ser hipócrita. Chamamos os caucasianos de brancos e não somos repreendidos.

Andar com a camisa “100% negro” não é racismo, mas andar com uma camisa “100% branco” é racismo, engraçado.

Incluo nesses neorracistas(POCOR): negros que se sentem ofendidos por muitas coisas, brancos achando que lutando contra o que eles intitulam de “racismo”, que seria qualquer “ofensa”(brincadeiras entre amigos, também) a “raça” (cor) da pessoa, e os próprios racistas, que ainda existem, porém com menos força de antes.

Raça só existe uma, a raça humana. As outras raças são de animais de diferentes espécies. Apesar de não sermos iguais em corpo somos iguais de raça, a humana. O que realmente nos difere é o nosso caráter e gostos (mas esses podem ser assemelhados), o resto é resto.

Na época do tráfico negreiro o racismo partia dos negros de tribos diferentes, que após uma luta o vencedor fazer o perdedor como escrevo e os vendia para os navegantes estrangeiros. Antes já havia outros tipo de escravos, os romanos que o digam.

Os negros tiveram anos de luta para serem reconhecidos na sociedade? Sim, de fato. Foram tempos lutando contra o racismo, porém hoje muitas coisas mudaram o preconceito racial também. Racismo, real, prejudicial e discriminador são aqueles quando excluímos alguém de algo por sua cor, ou humilhamos a pessoa pela cor, isso é racismo.

Piadinhas “racistas” só serão racistas quando apelar para a discriminação, ofendendo todos ao redor e não apenas um que se acha o dono da verdade.

Um comentário: