terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Felicidade não é daqui.


Quantas vezes você já discutiu com seus amigos sobre o que querem para o futuro?
Aposto que muitas vezes. Creio que as respostas tenham sido parecidas, a sua inclusive: “Felicidade.”
Geralmente a felicidade, para muitos, está associada ao bem estar financeiro, um trabalho digno e outras coisas materiais. Bom, é daí que começa o erro. Se o dinheiro acabar? Se algum parente ou amigo adoecer? Onde estará a felicidade? A felicidade seria um estado estável e absoluto de momentos felizes, sem dar direito ao sofrimento e a dor física e emocional, pois se você não sente isso, então não é felicidade, apenas momentos felizes.
“Não é só de pão que vive o homem.” – Jesus
Não é necessário acreditar em Jesus, essa não é a intenção. A citação acima diz muito sobre o que a sociedade contemporânea faz. O pão seria a matéria, se trocarmos na frase o pão pela matéria ficaria assim: “Não é só de matéria que vive o homem.” Isso é um fato. Ninguém vive apenas de matéria, é praticamente impossível. Mesmo vivendo em um mundo onde a matéria predomina sobre o homem.
Não penso que devemos sair nos desfazendo de nosas propriedades, todavia não podemos viver em prol da matéria, mesmo precisando dela. Esse exagero do mundo atual em consumir, faz parecer que a raça humana está involuíndo ou parando de evoluir, visto que a alienação está ficando muito comum. Só porque é comum não quer dizer que é certo e natural.
“A alegria não está nas coisas, mas em nós” – Goethe

“Era um homem muito rico, tinha tudo o que queria.
Um dia, em uma de suas viagens de negócio, ele sofreu um acidente áereo com seu ‘jatinho’ particular. O homem havia caído no meio do deserto, com uma maleta. Nessa maleta havia muito, bastante dinheiro. Foi naquele momento que ele concluíu, que todo aquele dinheiro não serviria de nada, era apenas papel. Então ajoelhou-se e pôs-se a chorar. Chorou e logo começou a caminhar pelo deserto e assim vagou.”
Largado no deserto com bastante dinheiro ninguém faz nada. O que ele iria comprar no meio do deserto? O dinheiro vira apenas papel, o que se pode fazer com um monte de papel no meio do deserto? Não é somente o dinheiro, mas roupas, computadores, e outros tipos de materiais, que viram obscessão de consumo por muitos, que de nada serviriam no meio do deserto.
Reflita.
A felicidade ainda não é um estado que se possa alcançar aqui. Isso contradiz o título, pois eu acredito que a felicidade um dia, quando a maioria de nós estivermos preparados, existirá aqui.
Outra coisa que impede a felicidade é desejarmos ela, somente, para nós. Ela deve ser desejada para todos. Entãos quando pensarmos em felicidade devemos desejar a todos, não só aqueles que gostamos, mas aos desconhecidos, aos inimigos, enfim a todos.
Da perfeição à felicidade. Elas estão ligadas. Perfeição moral, intelectual, física e emocional, sem perfeição não há felicidade, pois estará sujeito aos sofrimentos da imperfeição e deixará de estar em felicidade.
A felicidade é a perfeição de tudo, sem a perfeição não há felicidade, apenas momentos felizes.
E a perfeição como a consigo? Bom, isto está de acordo com o que acreditas. Se fores como eu, então, deverás seguir o caminho do bem. Para isso irás reencarnar a quantidade de vezes que necessitar para chegar à perfeição. Contudo, não se esqueças: o que importa é o caminho que você traça para a felicidade, pois isso que conta. A felicidade estará no canto dela, ela não irá sair de lá. Basta você alcançá-la.
“Queres viver alegremente? Caminha com dois sacos, um para dares, outro para receberes.” – Goethe

David Bernardes.

Um comentário:

  1. Belo texto.
    Concordo com você em que a felicidade está ligada a todos, mas a felicidade não necessariamente seria perfeita, ela nunca será eterna, sempre haverá algo para impedí-la, então não há perfeição.

    ResponderExcluir